Como o ensino a distância está revolucionando o mercado da educação no Brasil

 

A educação a distância é um negócio lucrativo? Pode apostar que sim! Muitos são os questionamentos que aparecem quando o assunto é educação no Brasil, mas o que muitos empresários e professores autônomos mais se questionam é se vale a pena entrar no mercado de educação a distância para ganhar dinheiro.

Você se lembra de como era se matricular em um curso antes da popularização da internet no Brasil? Os especialistas de diversas áreas estavam espalhados por todo o país, então, dependendo do seu ramo de atuação, era impossível encontrar um curso em uma cidade próxima e com um preço justo. Filas enormes eram comuns nos poucos lugares onde se ofereciam cursos a um preço popular e o certificado de conclusão valia ouro.

Mas, graças às novas tecnologias, estudantes e profissionais do país todo agora podem estudar os mais diversos temas sem sair de casa e por um preço bem mais acessível. Para demonstrar melhor essa mudança de cenário, seguem alguns dados fornecidos pela ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância):

- No ano de 2013, foram 1.628.220 matrículas em cursos livres a distância das mais diversas áreas;

- 64% das instituições que oferecem cursos a distância afirmaram ter crescimento no número de matrículas em 2013/2014 e 82% delas projetam que haverá crescimento em 2015;

- 93% das instituições que oferecem cursos a distância utilizam o chamado “AVA” – Ambiente virtual de aprendizagem;

- No Brasil, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) “Moodle” é o mais utilizado por essas instituições.

O mercado do ensino a distância já está dando bons lucros para quem investiu nele e tudo indica que isso é apenas o começo. Muitas pessoas que antes não tinham acesso a educação e cursos de especialização agora podem, graças a essa nova modalidade de ensino, ter acesso a conhecimento de qualidade e com preços acessíveis. Porém, ainda nota-se uma carência de cursos em diversas áreas que ainda não migraram para essa modalidade. Você já pensou em dar aulas online ou em investir nessa nova área que está revolucionando o ensino no Brasil? Aproveite, pois o cenário está muito favorável.

 

A Tikao Comunicação é uma agência que oferece serviços de implementação, configuração, customização e treinamento com o ambiente Moodle. Além de produzir materiais didáticos, animações e videoaulas para a educação a distância. Saiba mais: www.tikao.com.br